CONFIAR TOTALMENTE EM DEUS
Provérbios 3:5-7
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal".
1. - "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento" (v.5).
O versículo em apreço aqui é uma exortação à uma entrega total ao Senhor. De modo que, confiar no Senhor "de todo o coração" significa depositar Nele toda a nossa fé, esperança e dependência. Essa confiança que depositamos Nele não é uma confiança superficial, mas uma convicção profunda que permeia todas as áreas da nossa vida. A segunda parte desse versículo nos adverte sobre a autossuficiência: "não te estribes no teu próprio entendimento". Isso não quer dizer que devemos abandonar a razão ou a inteligência, a advertência aqui se dá no sentido de que devemos reconhecer que nossa compreensão é limitada e falível, ou seja, não sabemos de tudo e podemos e iremos errar. Confiar apenas em nosso próprio entendimento pode nos levar a decisões equivocadas e a caminhos tortuosos.
2. - "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as ruas veredas" (v.6).
Este versículo nos ensina a importância de buscar a direção de Deus em todas as áreas da nossa vida. "Reconhecê-Lo", implica em uma atitude de humildade e dependência, buscando Sua vontade através da oração, da leitura da Palavra e da comunhão com outros cristãos.
Ao reconhecermos Deus em todos os nossos caminhos, estamos convidando-O a participar ativamente de nossa vida, ou seja, desejamos e pedimos para que o Senhor seja o nosso guia, orientador e protetor.
Assim, se fizermos o que diz a primeira parte do versículo, a promessa é clara: "Ele endireitará as tuas veredas". Entendamos algo importante aqui, Deus não promete uma vida sem desafios, mas promete nos conduzir pelo caminho certo, mesmo em meio aos desafios e dificuldades. Então prossigamos em nossa caminhada de fé, certo de que o Senhor nos conduzirá.
3. - "Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal" (v.7).
No verso sete o sábio nos alerta contra a soberba e a autossuficiência: "Não sejas sábio aos teus próprios olhos", aqui é um chamado à humildade, reconhecendo que a verdadeira sabedoria vem de Deus.
A segunda parte do versículo nos aconselha a temer ao Senhor, e, aqui cabe esclarecer o significado de "temor ao Senhor". O temor ao Senhor não é um medo paralisante, mas sim um profundo respeito e reverência a Deus, reconhecendo Sua santidade e Seu poder.
O aparta-se do mal é uma consequência natural do temor ao Senhor, pois o verdadeiro temor nos leva a evitar tudo aquilo que desagrada a Deus.
Conclusão
Assim, finalizando nossa reflexão, podemos perceber que em conjunto, esses três versículos nos oferecem um roteiro para uma vida plena e abençoada. Ao confiarmos em Deus de todo o nosso coração, buscarmos sua direção em todos os nossos caminhos e nos afastarmos do mal, experimentaremos a paz, a alegria e a prosperidade que só Ele pode nos dar.
Que possamos aplicar esses princípios em nossa vida diária, buscando a sabedoria e a direção de Deus em todas as nossas decisões.
"Que a abundante graça de Cristo Jesus seja sobre você hoje e sempre!".
Por: Romildo Coelho dos Santos.