quinta-feira, 2 de abril de 2020

DO QUE DEVO RECLAMAR ?


TEXTO: AMÓS 3.6 / LAMENTAÇÕES 3.38

Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o SENHOR não o terá feito? (Am 3.6)

Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem? (Lm 3.38)

Os textos acima citados falam a respeito de calamidades, tragédias, sofrimentos que o homem pode passar (como essa do COVID-19).

Quero iniciar abordando um conceito que existe no meio cristão:

SATANÁS, É O RESPONSÁVEL, O AUTOR DE TODO O MAL QUE ACONTECE NO MUNDO.
Com base em uma interpretação sobre a revelação progressiva das Escrituras alguns teólogos argumentam que os escritores do velho testamento não tinham uma noção correta de quem era Satanás, então, eles atribuíam todo o mal que se sucedia ao homem a autoria de Deus.

Em outras palavras, o que eles afirmam é que por causa falta de noção ou conhecimento dessa figura maligna, os autores da AT equivocamente atribuíam todo o mal, desgraças, calamidades a Deus.

QUAL O PROBLEMA DESSA INTERPRETAÇÃO?
Existem dois problemas quanto a essa afirmação:

1º) Atribui erros ao que os escritores escreveram; o que significa dizer que os escritores por terem noções teológicas erradas, por ter conceitos errados e não terem a noção correta inseriram esses erros nas Sagradas Escrituras que eles impelidos pelo Espírito Santo escreveram.

2º) Anula a doutrina da inerrância da Bíblia; ora se os autores cometeram erros ao escreveram segue-se, então, o raciocínio de que a Bíblia contém erros e de que não é inspirada, de que os autores não foram guiados por Deus nessa obra.

A CONFUSÃO NA INTERPRETAÇÃO
O erro interpretativo se dá porque os que defendem essa tese dizem que a revelação progressiva ou incompleta do AT é também uma revelação incorreta!

Isso é um erro! É claro que a revelação no AT está incompleta, a revelação de Deus se completa no NT. Porém por ser incompleta a revelação no AT não significa que ela é incorreta, pelo contrário ela é plenamente, totalmente correta! O Espirito Santo foi o condutor dos escritores de toda a Escritura. Vejamos o que diz Pedro em sua carta: 

“sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”  (2Pe 1.20,21).

Dito isso voltemos agora a:

A FALHA NO CONCEITO INICIAL (SATANÁS COMO AUTOR DE TODOS OS MALES)
Como disse no início os que defendem essa tese, dizem que os autores do AT, bem como os que viviam naquela época não tinham conhecimento de um ser chamado Satanás ou no mínimo não tinham uma noção clara desse ser maligno. (Essa era a base para defesa do argumento de Deus como autor do mal).

Porém dizer que os autores do AT, principalmente os profetas e escritores da Bíblia não tinham nenhuma noção de quem era Satanás é um ERRO! Eles tinham, sim, noção da figura de Satanás como um ser maligno.

Vejamos alguns textos Bíblicos que demonstram essa tese:

NO PERÍODO PATRIARCAL
Em Gn 3.1-5 – A serpente como figura de Satanás;
Jó 1.6 e 2.1 – Satanás aparece de forma clara;

NO PERÍODO DOS REIS DE ISRAEL
1Cr 21 – Satanás incita Davi a fazer o censo de Israel;
Zc 3.1,2 – O Senhor repreende Satanás nesse texto.

Assim, esses e outros textos nos deixa claro que os autores, leitores, ouvintes, as pessoas na época dos escritos bíblicos e anteriores tinham, sim, conhecimento desse ser do mal que é Satanás. Entretanto eles atribuíam a autoria de todas as calamidades, desastres, ruinas... de todo o mal a Deus o Criador.

Sim, mesmo que essa verdade nos incomode, Deus é tanto o planejador como o executor de toda calamidade que sobrevenha sobre o mundo.

UMA QUESTÃO QUE DEVE SER RESPONDIDA: QUEM FOI, ENTÃO, QUE CAUSOU TODO A MAL A JÓ?
A Bíblia relata no livro de Jó que foi Satanás que executou, que causou toda a desgraça na vida de Jó, foi ele que agiu e trouxe as catástrofes, morte e doença...realmente o texto bíblico é claro com relação a tudo isso.

Porém, se o leitor diligente não parar nos capítulos 1 e 2 e for até o final do livro vai se surpreender. Vejamos, então, Jó 42.11:


“Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro.”


Veja: Deus foi quem trouxe todo mal sobre Jó!
O Senhor foi a fonte primária de tudo, Satanás foi a fonte secundária.
Satanás foi apenas um instrumento nas mãos de Deus para cumprir a Sua vontade.

DIANTE DESSA VERDADE QUAL É, ENTÃO, NOSSA ATITUDE?
Vejamos o que diz o profeta Jeremias em Lamentações:
Lm 3.38 - Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?
Lm 3.39 - De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

A lição que o profeta nos deixa aqui é: O Senhor é Soberano dele provem tanto as desgraças como as bem-aventuranças, tanto a maldição como as bênçãos, não posso reclamar dessas coisas.

Só posso reclamar em forma de lamentação dos pecados que tenho cometido. Assim, a causa das minhas murmurações, se elas existirem que seja a lamentação pelos meus pecados. Que eu me arrependa dos meus erros e clame a Deus, o Soberano Senhor pela misericórdia e perdão.


Amem!

Por Romildo C. do Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário