E disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra." (Gênesis 1.26)
O texto de bíblico acima relata a criação do primeiro homem (Adão), do qual descende toda a raça humana sobre a terra. Quando lemos essa passagem uma pergunta vem à nossa mente: "De que maneira fomos criados à imagem de Deus, o Criador?". Antes de respondermos a questão é preciso levar em consideração o ser de Deus, quem Ele é, pelo menos no que a Bíblia nos revela sobre Ele.
As Sagradas Escrituras dizem algo importante e fundamental sobre Deus, assim está escrito: "Deus é espírito..." (João 4.24a). O apóstolo Paulo também faz essa afirmação: "O Senhor é o Espírito..." (2Co 3.17a). De maneira que essas declarações nos levam a concluir que Deus não tem forma, ou seja, não tem corpo físico (braços, pernas, cabeça...), então, é certo que Ele não nos criou exatamente iguais a Si mensmo.
Com base no que os textos bíblicos nos revelam sobre Deus, temos que responder a pergunta do inicio sob o prisma da divindade do Senhor. Ninguém é igual a Deus (2Sm 7.22), o Senhor Deus é único!(Dt 4.35; 6.4). Assim, nunca seremos totalmente idênticos a Ele, porém expressamos o Seu caráter quando demonstramos bondade, perdão, longaminidade, fidelidade e amor.
Sendo mais específico, Deus criou o homem distintamente diferente dos outros seres que Ele já tinha criado, o homem foi criado para ser imortal, o Senhor fez dele uma imagem de Sua própria eternidade, ao homem foi dado privilégios e responsabilidades sobre a criação, a ele foi concedido atributos divinos e liberdade de escolha (antes da "queda"), de forma que ele possuia várias características semelhantes a do seu Criador.
Quando Deus diz "...à nossa imagem..." isso determinou algo peculiar que, de todas as criaturas, só o homem (Adão) tinha o privilégio, a saber, um relacionamento ímpar com Deus. Isso implica que ao homem como ser vivo foi concedida a capacidade por meio dos atributos divinos de se comunicar com o Senhor Deus. No que tange ao discernimento, o homem dotado de racionalidade, era semelhante a Deus justamente porque era capaz de raciocinar, tinha intelecto, vontade e sentimento. No aspecto moral, se assemelhava a Deus porque era bom e sem pecado.
A queda do representante da humanidade (Adão), mudou alguns aspectos da imagem e semelhança com o Seu Criador, ele perdeu privilégios, o seu relacionamento peculiar com o Pai foi um deles; o seu trabalho e sustento agora seria algo pesado e sofrido; não mais seria eterno sobre a terra, ele agora iria morrer. Porém o Senhor em sua infinita misericódia e compaixão além de propiciar a redenção do homem lhe permitiu ficar com certos atributos que mesmo em sua forma decadente poderia ser restaurados e usados para novamente se relacionar com o Seu Criador.
O pecado foi e é uma tragédia para a humanidade, o que era perfeito tornou-se imperfeito, o que era semelhante tornou-se quase que irreconhecível. Todavia, pela misericódia de Deus, ainda possuímos mesmo que desfigurada pelo pecado certos resquícios da imagem e semelhança do Criador. E pela Graça que nos foi concedida por Cristo Jesus, essa imagem e semelhança em nós pode ser restaurada, criada de novo. Paulo em sua segunda carta aos corítios diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!" (2Co 5.17 - KJA).
O nosso Senhor Jesus, quando foi desfigurado no seu martírio e cruscificação, operou a "reconfiguração" de nossa imagem diante do Pai, agora podemos ser a imagem e semelhança perfeita de Deus em Cristo Jesus, pois ele é a imagem de Deus Pai. Jesus e Deus são UM (Jo 17.22), assim, aquele que é um com Cristo é também um com Deus o Criador (Jo 17.21; Gl 3.28). De forma que agora podemos verdadeiramente expressar as características que nos assemelham a Deus.
Então, pois, lovemos a Deus por tamanha graça, sejamos perfeitos em amor como o Pai que está nos céus (Mt 5.48) com a ajuda do Espírito Santo para glória de Cristo Jesus.
Amem!!!
Por: Romildo C. Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário